Faculdade Araguaia 

PÓS - GRADUAÇÃO

Pós Graduação MBA Gestão da Qualidade de Vida e Saúde nas Organizações


APRESENTAÇÃO DO CURSO

No contexto atual, a gestão da qualidade de vida no trabalho e saúde (QVT) vem ganhando importância no âmbito das organizações e nos debates acadêmicos. Existe uma nova realidade social: aumento da expectativa de vida, maior tempo de vida trabalhando em atividades produtivas, apelos a novos hábitos e estilos comportamentais e a responsabilidade social.

O estresse é o grande tema do momento no mundo do trabalho. O desgaste físico e emocional é um dos problemas gerado no ambiente social em que as pessoas trabalham. As organizações que pretendem oferecer produtos ou serviços de qualidade reconhecem que o colaborador precisa ter um bom nível de qualidade de vida. É fundamental que as organizações se preocupem com a qualidade de vida e saúde de seus colaboradores.

O MBA em Qualidade de Vida e Saúde nas Organizações pretende desenvolver gestores que aspirem cargos executivos que demandem, além da experiência profissional, sólidos conhecimentos sobre diagnóstico, planejamento, gestão e estratégias para a promoção da Qualidade de Vida e Saúde no ambiente organizacional.

OBJETIVO DO CURSO

O curso Lato Sensu, nível de especialização, Qualidade de Vida e Saúde nas Organizações, objetiva capacitar profissionais para atuarem na gestão de programas que promovam a qualidade de vida e a saúde nas organizações privadas, públicas e do terceiro setor.

Para atender as necessidades do mercado, o curso em seu corpo docente conta com professores graduados em diversas áreas, como: Administração, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Engenharia e outras. Todos com experiência prática e acadêmica nas disciplinas ministradas, também, o curso fornecerá ferramentas para o diagnóstico e intervenção nos desafios da gestão da qualidade de vida e saúde nas organizações.

PÚBLICO ALVO

O curso é direcionado para profissionais graduados em cursos de Licenciatura, Bacharelado, Cursos Superiores Tecnológicos devidamente reconhecidos pelo MEC. Profissionais que atuam ou pretendem atuar na gestão da promoção da qualidade de vida e saúde nas organizações.

COORDENAÇÃO DO CURSO

André Carvalho Lindemam

Professor titular na Faculdade Araguaia. Mestrado em Administração pelo PPGA/UNISINOS. Bacharelado e Licenciatura (cursando) em Psicologia na PUC/GO. Graduação em Administração pela UNIVERSO/GO; MBA em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV; Especialização em Docência Universitária pela PUC/GO; Especialização em Gestão Pública pela FDDJ/SP; Pós-graduando em Tecnologia aplicada a educação pela Universidade de São Paulo/USP. Pós-graduando em Avaliação Psicológica pelo IPOG. Treinamento em Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) pelo Beck Institute (Filadélfia/USA). Certificado em Avaliação do Stress nas Organizações (ABQV), Cursos de Formação em TCC pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) e Formação em Psicologia Positiva pelo IBC. Coach certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Palestrante e Consultor. Coordenador do MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado na Faculdade Araguaia. Professor em curso de MBA e especialização. Possui mais de quinze anos de experiência em cargos de gestão. Áreas de interesse: Psicologia clínica e organizacional atuando nos seguintes temas: qualidade de vida, estresse, coping, psicologia positiva, resiliência, avaliação psicológica e tecnologia aplicada a educação (a interface entre cognição, tecnologia e aprendizagem).

ESTRUTURA CURRICULAR

Módulo 1 – QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NAS ORGANIZAÇÕES CARGA HORÁRIA
Introdução a gestão da qualidade de vida e saúde no trabalho 16
Ergonomia, higiene e prevenção de acidentes integrados a qualidade de vida e saúde nas organizações 24
Psicopatologia e Patologias no trabalho 24
Gestão contemporânea de pessoas orientada para a Qualidade de vida e saúde no trabalho 24
Liderança de gestão de equipes com coaching e inteligência emocional 24
Módulo 2 – GESTÃO DE PROGRAMAS E PRÁTICAS INTEGRADAS A QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE NAS ORGANIZAÇÕES CARGA HORÁRIA
Gestão do clima organizacional 24
Diagnóstico e intervenções em qualidade de vida e saúde no trabalho 24
Práticas de Mindfulness e Psicologia positiva nas organizações 16
Gestão do estresse nas organizações: diagnóstico e intervenção 24
Gestão de programas e indicadores para a promoção da Qualidade de vida e saúde nas organizações 24
Metodologia do Ensino Superior (EaD) 40
Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica (EaD) 60
CARGA HORÁRIA E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES  
Carga horária presencial 244
Carga horária de Educação a Distância (EaD) 100
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 344
Trabalho Final de Curso 60
CARGA HORÁRIA TOTAL 404


CORPO DOCENTE

Professores Especialistas, Mestres e Doutores com experiência prática na área.

DURAÇÃO

16 meses

DISTRIBUIÇÃO DOS MÓDULOS

As aulas ocorrerão das 08h às 12h e das 13h às 17h.

NÚMEROS DE VAGAS

Vagas Limitadas.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia - Unidade Bueno
Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Artigo científico individual sob orientação de um professor do programa de pós-graduação.

MATRÍCULAS

» 01 foto 3x4 recente
» Cópia da Carteira de Identidade
» Cópia CPF
» Cópia do Comprovante de Endereço
» Cópia do Histórico Escolar de Graduação
» Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
(trazer originais para conferência)
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula.

COORDENADOR GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Professora Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso

INFORMAÇÕES

FACULDADE ARAGUAIA - BUENO

Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3274-3161
E-mail:atendimento@faculdadearaguaia.edu.br