
Atualizado em: 06/06/2020.
Coordenadora: Profa. Mestra Viviane Cristina Maia Gomes
MATRIZ CURRICULAR
DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
Atividades Complementares | 110 |
Administração Publicitária | 36 |
Agência Experimental de Publicidade e Propaganda | 72 |
Antropologia e Cultura e Brasileira | 36 |
Assessoria de Comunicação | 72 |
Atendimento | 72 |
Cidadania e Direitos Humanos | 36 |
Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | 72 |
Comportamento do Consumidor | 36 |
Comunicação e Cibercultura | 72 |
Comunicação Visual e Produção Gráfica | 36 |
Criação Publicitária | 72 |
Direção de Arte | 72 |
Direito da Comunicação | 72 |
Economia | 36 |
Empreendedorismo | 36 |
Espanhol Instrumental | 36 |
Estágio Supervisionado | 72 |
Ética na Comunicação | 72 |
Filosofia | 36 |
Fotografia I | 36 |
Fotografia II | 72 |
Gestão da Marca (Branding) | 36 |
História Contemporânea | 36 |
Inglês Instrumental | 36 |
Leitura Crítica da Comunicação | 72 |
Língua Portuguesa I | 72 |
Língua Portuguesa II | 72 |
Marketing | 36 |
Mídia | 72 |
Optativa | 36 |
Pesquisa de Opinião e Mercado | 72 |
Planejamento de Campanha | 72 |
Planejamento e Gestão da Comunicação Integrada | 72 |
Política | 36 |
Produção Audiovisual | 72 |
Produção Publicitária para Rádio | 72 |
Produção Publicitária para TV e Cinema | 72 |
Produção Publicitária para Web | 72 |
Produção Radiofônica | 72 |
Projeto de Pesquisa | 72 |
Psicologia Social | 36 |
Redação Publicitária (Impresso e Eletrônica) | 72 |
Sociologia | 72 |
Teoria da Comunicação | 72 |
Teoria da Imagem | 36 |
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação | 72 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 72 |
CARGA HORÁRIA TOTAL: | 2810h |
OBJETIVOS DO CURSO
São objetivos do curso de Publicidade e Propaganda
Responder pela formação em nível Superior do Comunicador Social/Publicidade, com base nos conhecimentos científicos mais avançados e de acordo com as necessidades de maior relevância à sociedade.
Habilitar o graduado para o competente domínio teórico, metodológico, técnico e tecnológico dos processos de informação e comunicação.
Capacitar o formando a agir em condições de produção, ritmo e periodicidade compatíveis ao cotidiano da profissão.
Oferecer formação sócio-cultural e política, objetivando desenvolver junto ao futuro profissional a postura ética e democrática e a consciência crítica diante dos padrões.
Promover o ensino a pesquisa e a extensão de forma integrada e comprometida, sobretudo com as prioridades do desenvolvimento regional.
Desenvolver a proposta curricular teórica e prática integrada à dinâmica do mercado em sintonia com a dinâmica e exigência da comunidade.
PERFIL DO EGRESSO
O publicitário formado pelo Centro Universitário Araguaia poderá desempenhar as funções pertinentes àquele perfil e, assim, exercer com eficiência o seu papel na sociedade – privada, pública ou terceiro setor, assim sintetizadas:
Propor, desenvolver, executar, gerenciar e avaliar projetos na área de comunicação publicitária;
Elaborar e desenvolver pesquisa em comunicação aplicada ou não ao mercado de trabalho;
Planejar, realizar e gerenciar ações de marketing para órgãos e entidades estatais, privadas e públicas não-governamentais;
Captar, interpretar e contextualizar informações, codificando-as em forma de mensagens publicitárias;
Identificar oportunidades de negócio, propondo soluções e peças, campanhas ou ações publicitárias;
Produzir mensagens publicitárias para os diversos tipos de veículos de comunicação de massa, inclusive conteúdos para sítios (sites).
Identificar problemas e criar para eles soluções de comunicação que satisfaçam as demandas do mercado, de acordo com a natureza de seu contratante, usando técnicas e processos efetivos para atingir os objetivos;
Produzir e desenvolver conteúdos para mídias sociais
CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
O mercado de trabalho para o publicitário amplia-se a medida em que novas tecnologias e a progressiva organização do terceiro setor abrem campos alternativos para a atividade publicitária, como é o caso das mídias eletrônicas, redes sociais e das Organizações não-governamentais (ONGs).
Os publicitários encontram oportunidade de trabalho nas seguintes áreas:
Agências de publicidade, sendo capaz de desempenhar funções como atendimento, mídia, redação, criação, finalização, direção de arte, direção de criação, planejamento, administração e produção;
Empresas de consultoria em marketing e comunicação;
Departamentos de comunicação e marketing de empresas de grande, médio e pequeno porte;
Institutos de pesquisa;
Órgãos públicos e organizações não governamentais;
Empresas de diversos segmentos que tenham departamento de comunicação ou que contratem serviços;
Instituições de Ensino Superior;
Consultorias de comunicação e informações em redes sociais;
Empresas de prestação de serviços de comunicação e realização de eventos;
Produtoras de rádio, cinema e TV;
Empresas voltadas para criação de conteúdos virtuais.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
O trabalho de conclusão de curso é a produção que deve integralizar todo o conhecimento obtido pelo estudante durante seu curso. Por isso o trabalho só pode ser realizado após o cumprimento de todas as demais disciplinas do currículo e deve ser estruturado sobre os conteúdos ministrados dentro do curso ou que tenham relação com o universo da área. O Trabalho de Conclusão de Curso é acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado.
Modalidades
Os alunos podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: Monografia, produção audiovisual, plano de comunicação, plano de marketing ou campanha publicitária.
a) Monografia: pesquisa bibliográfica acerca de determinado tema, podendo incluir ou não pesquisa de campo.
b) produção audiovisual: cabem aqui produções de documentários e produtos afins, que devem ser acompanhadas por um trabalho escrito, em que será feita a sustentação teórica a respeito do trabalho proposto.
c) plano de comunicação: nessa modalidade de trabalho o aluno deve realizar um estudo sobre a comunicação da empresa, detectando riscos e oportunidades e propor melhorias para fortalecê-lo, estabelecendo estratégias que devem orientar a comunicação organizacional.
d) plano de marketing: o aluno poderá eleger uma organização (pública, privada ou terceiro setor) para qual elaborará um planejamento de marketing, incluindo todas as etapas deste processo – passando pelo diagnóstico da empresa e do cenário no qual ela encontra-se inserida, estudo de soluções e apresentação de uma proposta final. Essa modalidade conta também com uma sustentação teórica, onde são explorados conceitos e estudos de autores acerca do assunto.
e) campanha publicitária: deve ser desenvolvida um conjunto de peças publicitárias de acordo com o posicionamento da empresa e o direcionamento da comunicação organizacional.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Apresentação
A disciplina Estágio Supervisionado é obrigatória a todos os alunos que cursam Publicidade e Propaganda, pois é parte integrante da matriz curricular.
Os objetivos do Estágio Supervisionado são:
Proporcionar crescimento profissional aos alunos;
Permitir a aplicação teórica das técnicas de comunicação, na prática;
Proporcionar complementação educacional aliada à prática profissional;
Desenvolver a consciência profissional do aluno;
Proporcionar contato do aluno com a profissão;
Procedimentos de Orientação do Estágio
O professor responsável pela disciplina deve instruir os alunos sobre as formas de orientação, visando um melhor acompanhamento do Estágio.
As orientações, portanto:
Com exceção da aula de apresentação, onde todos os alunos deverão comparecer para tomarem ciência das normas da Disciplina, serão realizadas individualmente (professor x aluno);
Cada orientando terá seu horário fixo (pré-estabelecidos junto ao orientador), sempre às quartas ou quintas-feiras em sala de aula;
As orientações são quinzenais;
O tempo destinado à cada aluno é de 30 minutos, junto ao orientador. E cabe ao aluno chegar no horário estabelecido para ele;
Cada orientando possuirá sua ficha de acompanhamento de estágio, que ficará de posse do orientador durante o estágio e será anexada ao trabalho final. Através dela, o orientador acompanhará todo o desenvolvimento do aluno, passo a passo. Cabe ao orientando preenchê-la fornecendo os dados solicitados, e deve assiná-la em seus dias de orientação, se comprometendo estar presente junto ao professor orientador nos dias e horários estabelecidos. - Sempre que lhe for solicitado, o grupo deverá entregar uma parcial do trabalho ao orientador, tornando assim, o comprometimento do aluno imprescindível.
CORPO DOCENTE
Ana Maria Morais – MestraAltair Tavares da Silva – Especialista
Frederico Carvalho Felipe – Mestre
Gildésio Bomfim de Oliveira – Mestre
Gustavo Ponciano Cunha de Oliveira – Doutor
José Antônio Ferreira Cirino – Doutor
Joseane Alves Ribeiro – Mestra
Juliana Junqueira – Mestra
Karine do Prado Ferreira Gomes – Mestra
Márcia Pimenta Faria – Mestra
Patrícia Drummond Gonçalves – Especialista
Roberta Elaine de Souza Nascimento Barros – Mestra
Rodrigo Ferreira Inácio – Especialista
Sandra Regina Paro – Mestra
Tatiana Carilly Oliveira Andrade – Doutora
Viviane Cristina Maia Gomes – Mestra
LABORATÓRIOS APLICADOS
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