O Curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, ao buscar a formação do profissional em Educação Física, delineia um perfil em congruência com o perfil proposto pela área. O perfil que se propõem é de um profissional comprometido com a realidade em que está inserido e que se sinta capaz de esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural. Diante do exposto o acadêmico do Curso de Educação Física é um curso que preza as inter-relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, vinculando o saber ao fazer; a teoria à prática; a pesquisa à intervenção educativa nas diferentes tarefas e dimensões do homem, mediada pela corporalidade humana, em seu sentido pessoal e social.
Portaria de Autorização MEC nº 536 de 25/08/2014 – DOU 26/08/2015.Coordenador:Prof. Dr. Célio Antônio de Paula Júnior
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MATRIZ CURRICULAR
DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 72 |
ANATOMIA DO MOVIMENTO HUMANO I | 72 |
ANTROPOLOGIA SOCIAL | 36 |
DANÇA, RITMO, MOVIMENTO E LINGUAGEM EXPRESSIVA | 72 |
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO VOLEIBOL | 72 |
LÍNGUA PORTUGUESA | 36 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO | 360h |
DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA | 36 |
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO BASQUETEBOL | 72 |
ANATOMIA DO MOVIMENTO HUMANO II | 72 |
FILOSOFIA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA | 36 |
ELETIVA I - FUND. METOD. DO LAZER E DA RECREAÇÃO | 72 |
DISCIPLINA OPTATIVA I / HUMANIDADE ÉTICA E CIDADANIA | 72 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO | 360h |
DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA GINÁSTICA | 72 |
INFORMÁTICA BÁSICA | 36 |
FISIOLOGIA HUMANA | 72 |
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO FUTEBOL | 72 |
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA | 36 |
ELETIVA II - APRENDIZAGEM E DESENV. HUMANO | 72 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO | 360h |
DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA | 72 |
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL | 72 |
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA NATAÇÃO | 72 |
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO | 36 |
ELETIVA III - EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA E SOCIEDADE | 36 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO | 360h |
DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 108 |
TREINAMENTO ESPORTIVO | 72 |
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ATLETISMO | 90 |
NUTRIÇÃO | 36 |
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA | 36 |
ELETIVA IV - EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIA | 36 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO | 378h |
DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE | 72 |
EDUCAÇÃO FÍSICA E TERCEIRA IDADE | 36 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) | 36 |
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS | 72 |
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS EM ED.FÍSICA/ESPORTES | 36 |
DISCIPLINA OPTATIVA II / BIOQUÍMICA DO EXERCÍCIO | 72 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO | 324h |
DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
ESTÁGIO I (ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER) | 162 |
MEDIDA E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES | 72 |
METODOLOGIA DA GINÁSTICA DE ACADEMIA | 72 |
PSICOLOGIA DO ESPORTE | 36 |
NUTRIÇÃO APLICADO AO ESPORTE | 36 |
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA | 36 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCCI) | 36 |
PRIMEIROS SOCORROS | 36 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO | 486h |
DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCCII) | 144 |
ESTÁGIO II (ATIVIDADES LIGADAS ÀS ACADEMIAS) | 144 |
GINÁSTICA LABORAL | 36 |
BIOESTÁTISTICA | 36 |
GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO | 36 |
METODOLOGIA DO TREINAMENTO NA MUSCULAÇÃO | 72 |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO | 468h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DE AULAS | 3096h |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU EXTRACURRICULARES | 200h |
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 3296h |
TEMPO DE INTREGRALIZAÇÃO | 8 SEMESTRES |
OBJETIVOS DO CURSO
Formar profissionais com uma consistente base teórica para a atividade docente no campo das praticas corporais, esportivas e do lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agente de transformação;
Formar profissionais que dominem os processos lógicos, os meios, as técnicas e os métodos de produção do conhecimento científico na perspectiva de possibilitar o acesso e a socialização pública a todas as descobertas da ciência
Ter domínio dos elementos científicos de base em ciências sociais, humanas, naturais, tecnológicas, biológicas e da saúde de modo a contribuir para a formação humana emancipatória e unilateral, possibilitando que a educação física seja compreendida, e analisada em todas as suas interrelações,
CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
O Curso de bacharelado em Educação Física da Faculdade Araguaia, ao buscar a formação do profissional, delineia um perfil em congruência com o que é proposto pela área: um profissional comprometido com a realidade em que está inserido e que se sinta capaz de esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural. O Bacharel em Educação Física atua no planejamento, prescrição, supervisão e coordenação de projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas. Em sua atividade, avalia as manifestações e expressões do movimento humano, tais como: exercício físico, atividade física, ginástica, jogo, esporte, luta, artes marciais e dança. Pesquisa, analisa e avalia campos da prevenção de doenças, promoção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora e do rendimento físico-esportivo. Planeja e gerencia atividades de lazer e de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Em sua atividade gerencia o trabalho e os recursos materiais de modo compatível com as políticas públicas de saúde, primando pelos princípios éticos e de segurança (CREF, 2018).
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
No Curso de Bacharelado em Educação Física, da Faculdade Araguaia o TCC será desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, nos últimos períodos, mas articulado ao longo de permanentes estudos durante todo o curso e não exclusivamente, por disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa e levantamento bibliográfico. O discente cursará a disciplina de Metodologia Científica no quinto período para desenvolver habilidades para produção de trabalhos acadêmicos e científicos e elaboração do projeto de pesquisa; no sétimo período, cursará a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I para orientação, planejamento e aplicação do projeto, enquanto que no oitavo período, na disciplina de TCC II, realizará a coleta de dados, desenvolvimento e conclusão do estudo. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da Faculdade Araguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado. Os alunos do Curso de Educação Física podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: monografia, produção de artigo científico e projeto didático-pedagógico, seguindo as normas da ABNT.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O Estágio Curricular Supervisionado, do Bacharelado em Educação Física da Faculdade Araguaia deverá ser compreendido como uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, configurar-se-á num espaço formativo e de sensibilização dos estudantes para o atendimento das necessidades humanas e sociais, visando preservar os valores éticos e buscando a compreensão e reflexão sobre realidade profissional, à luz dos aportes teóricos estudados, propiciando, assim, autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades relativas à profissão técnica e docente. Trata-se, portanto, de um componente curricular, de caráter teórico-prático, cuja especificidade é proporcionar o contato efetivo do aluno com diferentes campos de atuação do bacharel, lócus do futuro exercício profissional. Na Educação Física, o estágio vai ocorrer sob orientação e supervisão docente, em espaços profissionais, tais como: instituições esportivas de lazer, iniciação ou treinamento; instituições e/ou programas de atividades físicas e saúde; e/ou em espaços de avaliação e prescrição de exercícios físicos, tal como academias desportivas e de ginástica. As atividades do Estágio Supervisionado envolvem, planejamento, observação, regência e elaboração de relatório de estágio. As disciplinas “Estágio Supervisionado” em Educação Física estão no sétimo e oitavo semestres do curso, totalizando 306 horas.
CORPO DOCENTE
Me. Anário Dornelles Rocha JúniorMa. Caroline Steglich Ramos
Dr. Célio Antônio de Paula Júnior
Me. Danilo Oliveira e Silva
Dra. Elaine Nicolodi
Me. Euler Alves Cardoso
Dr. Gabriel Carvalho Bungenstab
Me. Gustavo Osório Zanina
Me. Jeferson Moreira dos Santos
Ma. Lígia de Sousa Araújo Santana
Me. Lucas Raphael Bento da Silva
Me. Marcelo Henrique Silva
Ma. Monallisa Alves Ferreira
Dra. Onésia Cristina de Oliveira Lima
Ma. Paola Regina Carloni
Dr. Sebastião Carlos Ferreira de Almeida
Ma. Valéria Araújo de Oliveira