Faculdade Araguaia 

GRADUAÇÃO

Educação Física Bacharelado


O Curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, ao buscar a formação do profissional em Educação Física, delineia um perfil em congruência com o perfil proposto pela área. O perfil que se propõem é de um profissional comprometido com a realidade em que está inserido e que se sinta capaz de esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural. Diante do exposto o acadêmico do Curso de Educação Física é um curso que preza as inter-relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, vinculando o saber ao fazer; a teoria à prática; a pesquisa à intervenção educativa nas diferentes tarefas e dimensões do homem, mediada pela corporalidade humana, em seu sentido pessoal e social.

Portaria de Autorização MEC nº 536 de 25/08/2014 – DOU 26/08/2015.
Coordenador:Profª Barbara Pereira de Sousa Rosa
E-mail: coordedufisica@faculdadearaguaia.edu.br

MATRIZ CURRICULAR

  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA 72
ANATOMIA DO MOVIMENTO HUMANO I 72
ANTROPOLOGIA SOCIAL 36
DANÇA, RITMO, MOVIMENTO E LINGUAGEM EXPRESSIVA 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO VOLEIBOL 72
LÍNGUA PORTUGUESA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 36
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO BASQUETEBOL 72
ANATOMIA DO MOVIMENTO HUMANO II 72
FILOSOFIA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA 36
DISCIPLINA ELETIVA I - FUND. METOD. DO LAZER E DA RECREAÇÃO 72
DISCIPLINA OPTATIVA I 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA GINÁSTICA 72
INFORMÁTICA BÁSICA 36
FISIOLOGIA HUMANA 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO FUTEBOL 72
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA 36
DISCIPLINA ELETIVA II - APRENDIZAGEM E DESENV. HUMANO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO CARGA HORÁRIA
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO HANDEBOL 90
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA NATAÇÃO 90
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO 36
DISCIPLINA ELETIVA III - EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA E SOCIEDADE 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO CARGA HORÁRIA
METODOLOGIA CIENTÍFICA 108
TREINAMENTO ESPORTIVO 72
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ATLETISMO 90
NUTRIÇÃO 36
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS EM ED. FÍSICA/ESPORTES 36
EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA 36
DISCIPLINA ELETIVA IV - EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS E MÍDIA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO 414h
 
  DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE 72
EDUCAÇÃO FÍSICA E TERCEIRA IDADE 36
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 36
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DAS PRÁTICAS CORPORAIS 72
DISCIPLINA OPTATIVA II 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO 288h
 
  DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO CARGA HORÁRIA
ESTÁGIO I (ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE LAZER) 162
MEDIDA E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES 72
METODOLOGIA DA GINÁSTICA DE ACADEMIA 72
PSICOLOGIA DO ESPORTE 36
NUTRIÇÃO APLICADO AO ESPORTE 36
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA 36
PRIMEIROS SOCORROS 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO 486h
 
  DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TCC EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO 144
ESTÁGIO II (ATIVIDADES LIGADAS ÀS ACADEMIAS) 144
GINÁSTICA LABORAL 36
BIOESTÁTISTICA 36
GESTÃO E MARKETING ESPORTIVO 36
METODOLOGIA DO TREINAMENTO NA MUSCULAÇÃO 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO 468h
 
  CARGA HORÁRIA TOTAL DE AULAS 3096h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU EXTRACURRICULARES 200h
 CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3296h
 

OBJETIVOS DO CURSO

Formar profissionais com uma consistente base teórica para a atividade docente no campo das praticas corporais, esportivas e do lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agente de transformação;

Formar profissionais que dominem os processos lógicos, os meios, as técnicas e os métodos de produção do conhecimento científico na perspectiva de possibilitar o acesso e a socialização pública a todas as descobertas da ciência

Ter domínio dos elementos científicos de base em ciências sociais, humanas, naturais, tecnológicas, biológicas e da saúde de modo a contribuir para a formação humana emancipatória e onilateral, possibilitando que a educação física seja compreendida, e analisada em todas as suas interrelações,

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O Bacharel em Educação Física atua em clubes; em academias de ginástica; em empresas de artigos esportivos; em clínicas; em hospitais; em hotéis; em parques; nos meios de comunicação. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria” (BRASIL, 2010, p.30). O Curso de Educação Física da Faculdade Araguaia, ao buscar a formação do profissional em Educação Física, delineia um perfil em congruência com o perfil proposto pela área. O perfil que se propõem é de um profissional comprometido com a realidade em que está inserido e que se sinta capaz de esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural. Diante do exposto o acadêmico do Curso de Educação Física deverá demonstrar as competências científica, pedagógica e pessoal e suas respectivas habilidades para o ensino escolar, respeitando a pluralidade contextual da sociedade, levando em consideração fundamentalmente, a afirmação das diferenças, o respeito e a responsabilidade de direitos e deveres dos cidadãos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

No Curso de Educação Física, Bacharelado, da Faculdade Araguaia o TCC será desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, último período , mas articulado ao longo de permanentes estudos durante todo o curso e não exclusivamente, por disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa e levantamento bibliográfico. O discente cursará a disciplina de Metodologia Científica no quinto período para desenvolver habilidades para produção de trabalhos acadêmicos e científicos e elaboração do projeto de pesquisa; no sexto período, cursará a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso para orientação, planejamento, aplicação do projeto, coleta de dados e desenvolvimento do trabalho. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da Faculdade Araguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado. Os alunos do Curso de Educação Física podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: monografia, produção de artigo científico e projeto didático-pedagógico, seguindo as normas da ABNT.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado, do Bacharelado em Educação Física da Faculdade Araguaia deverá ser compreendido como uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, configurar-se-á num espaço formativo e de sensibilização dos estudantes para o atendimento das necessidades humanas e sociais, visando preservar os valores éticos e buscando a compreensão e reflexão sobre realidade profissional, à luz dos aportes teóricos estudados, propiciando, assim, autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades relativas à profissão técnica e docente. Trata-se, portanto, de um componente curricular, de caráter teórico-prático, cuja especificidade é proporcionar o contato efetivo do aluno com a escola campo, lócus do futuro exercício profissional. Na Educação Física, o estágio vai ocorrer sob orientação e supervisão docente, em espaços profissionais, tais como: instituições esportivas de lazer, iniciação ou treinamento; instituições e/ou programas de atividades físicas e saúde; e/ou em espaços de avaliação e prescrição de exercícios físicos. Planejamento, docência e elaboração de relatório de estágio. As disciplinas “Estágio Supervisionado” em Educação Física estão no sétimo e oitavo semestre do curso, totalizam 306 horas.