UniAraguaia - Centro Universitário  

GRADUAÇÃO

Atualizado em 03/01/2020.
Engenharia Ambiental e Sanitária

O curso de Engenharia Ambiental tem como principal objetivo tratar os problemas ambientais adotando o conceito da sustentabilidade para propor soluções mediante as urgências atuais nesse campo. Para tanto, pretende contribuir com formação de futuros profissionais que sejam capazes e conscientes de oferecerem à comunidade suas habilidades para antever, solucionar e gerenciar os problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável de todo o país. Assim, esses profissionais, poderão atuar nas áreas de direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; produção técnica e especializada; condução de trabalho técnico e execução de desenho técnico.

Reconhecimento pela Portaria SERES nº 576 de 02/10/2014 - DOU 03/10/2014.
Coordenador:Profº Dr. Fernando Ernesto Ucker
E-mail: coord.eng.ambiental@faculdadearaguaia.edu.br

MATRIZ CURRICULAR

Ingressantes a partir de 2014/02
  DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA
Administração e Empreendedorismo 36 (EaD)
Avaliação de Impactos Ambientais 72
Avaliação e Controle da Qualidade da Água 36
Biologia Ambiental I 36
Biologia Ambiental II 72
Bioquímica Ambiental 36
Cálculo Diferencial e Integral I 72
Cálculo Diferencial e Integral II 72
Cálculo Numérico 36
Ciências do Solo 72
Climatologia Ambiental 36
Construção Civil 36
Desenho Aplicado à Engenharia 36
Direito e Legislação Ambiental 72
Economia Aplicada à Engenharia 36
Energias Alternativas 72
Estágio Supervisionado I 150
Estágio Supervisionado II 150
Ética e Legislação Profissional 36 (EaD)
Expressão Gráfica 36
Fenômenos de Transportes 72
Física Geral e Experimental I 72
Física Geral e Experimental II 72
Fundações e Contenções 36
Fundamentos da Educação Ambiental 36 (EaD)
Geologia Ambiental 36
Geometria Analítica e Álgebra Linear 72
Geoprocessamento I 36
Geoprocessamento II 36
Gerenciamento de Recursos Hídricos 36
Gerenciamento e Gestão de Resíduos Sólidos 72
Hidráulica 72
Hidrologia 72
Higiene e Segurança do Trabalho 36
Informática Aplicada à Engenharia 36 (EaD)
Instalações Hidrossanitárias 36
Introdução à Engenharia Ambiental 36
Introdução à Pesquisa na Engenharia 36
Introdução ao Cálculo 72
Libras – Língua Brasileira de Sinais 36
Licenciamento Ambiental 36 (EaD)
Língua Portuguesa 36
Mecânica Vetorial 36
Metodologia Científica 36 (EaD)
Microbiologia Ambiental 36
Modelagem Matemática Aplicada ao Meio Ambiente 72
Optativa I 36 (EaD)
Optativa II 36 (EaD)
Planejamento e Gestão Ambiental Rural 36
Planejamento e Gestão Ambiental Urbana 36 (EaD)
Planejamento, Orçamento e Controle de Obras 72
Probabilidade e Estatística 36
Química Ambiental 72
Química Orgânica Aplicada 36
Reciclagem e Novos Materiais 72
Recuperação de Áreas Degradadas e Contaminadas 72
Resistência dos Materiais 72
Saúde Ambiental 36
Sistema Solo - Água 36
Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Água 72
Tópicos Avançados da Engenharia Ambiental 36
Topografia 72
Trabalho de Conclusão de Curso I 36
Trabalho de Conclusão de Curso II 36
Tratamento de Resíduos Líquidos Domésticos 72
Tratamento de Resíduos Líquidos Industriais 72

OBJETIVOS DO CURSO

Formar Engenheiros Ambientais e torná-los capazes para enfrentar os desafios do mercado do trabalho;
Desenvolver o potencial de visão crítica e de raciocínio criativo e inovador;
Preparar o egresso para a profissão e para a auto-aprendizagem, mediante formação contínua;
Motivar o egresso a especialização, integrando os conhecimentos adquiridos na graduação;
Incentivar a prática da pesquisa e investigação científica, procurando o entendimento do homem e do ambiente em que vive; estimular o conhecimento dos problemas regionais, nacionais e do mundo globalizado, para a prestação de serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de respeito e reciprocidade;
Promover a divulgação de conhecimentos tecnológicos e científicos;
Promover a extensão, aberta à participação da comunidade, visando a difusão das conquistas e benefícios advindos da pesquisa científica e tecnológica e das ações comunitárias.

PERFIL DO EGRESSO

O profissional a ser formado por esse curso, o Engenheiro Ambiental sintonizado com a problemática ambiental atual, dotará como características:

Ser um solucionador de problemas: criar, projetar e gerir intervenções tecnológicas:
Trabalhar em equipes multidisciplinares, possuindo larga base científica e capacidade de comunicação e relação interpessoal;
Avaliar os impactos sociais, econômicos, políticos e ambientais de suas intervenções como cidadão, reagindo eticamente com espírito de solidariedade, tendo como base a comunidade, preservando os verdadeiros valores da condição humana;
Ser capaz de gerir seu próprio fluxo de informações: aprender a aprender;
Ser um empreendedor, atento permanentemente ao seu campo de trabalho, construindo seu futuro, assumindo riscos e enfrentando desafios;

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

As principais áreas de atuação de um Engenheiro Ambiental são:

Sistemas, métodos e processos de aproveitamento, proteção, monitoramento, manejo, gestão, ordenamento, desenvolvimento e preservação dos recursos naturais.
Recuperação de áreas degradadas, remediação e biorremediação de solos degradados e águas contaminadas e prevenção e recuperação de processos erosivos;
Fontes tradicionais, alternativas e renováveis de energia relacionadas com Engenharia ambiental;
Sistemas e métodos de conversão e conservação de energia, e impactos energéticos ambientais;
Planejamento ambiental em áreas urbanas e rurais. Prevenção de desastres ambientais;
Administração, gestão e ordenamento ambientais, licenciamento ambiental, adequação ambiental de empresas.
Monitoramento ambiental, avaliação de impactos ambientais e ações mitigadoras, controle de poluição ambiental.
Instalações, equipamentos, componentes da Engenharia Ambiental.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

No Curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é desenvolvido nos últimos dois semestres. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da Faculdade Araguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado. Os alunos do Curso de Engenharia Ambiental podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: monografia, produção de artigo científico e projeto didático-pedagógico, seguindo as normas da ABNT. O TCC visa o aprofundamento dos estudos acadêmicos, com estímulo à produção científica, para o aprimoramento das competências de análise, de redação e de crítica científica e de apresentação e divulgação de resultados de estudos superiores.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Curricular Supervisionado do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Araguaia é compreendido como uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, configura-se num espaço formativo e de sensibilização dos estudantes para o atendimento das necessidades humanas, sociais e ambientais, visando preservar os valores éticos e buscando a compreensão e reflexão sobre realidade profissional, à luz dos aportes teóricos estudados, propiciando, assim, autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades relativas ao desenvolvido durante o curso de Engenharia Ambiental. Trata-se, portanto, de um componente curricular, de caráter teórico-prático, cuja especificidade é proporcionar o contato efetivo do aluno com a escola campo, lócus do futuro exercício profissional.
As disciplinas de Estágio Supervisionado são articuladas com a prática de ensino de todas as disciplinas. O trabalho interdisciplinar tem como objetivo uma articulação das disciplinas, dos procedimentos, dos dados e da organização da pesquisa, a complementaridade dos métodos, dos conceitos, das estruturas que fundam as diversas áreas do conhecimento que compõe o currículo do curso.

CORPO DOCENTE

Prof. Dra. Aline Assis Cardoso

Prof. Dr. André Luiz da Silveira

Prof. Me. Arnaldo Cardoso Freire

Prof. Dra. Aysha Jussara Ivonilde Carrim

Profa. Ma. Camila Dourado

Prof. Me. Cleveland Lemos Freire

Profa. Ma. Cristina de Fátima Mattos

Prof. Me. Daniell Ferreira de Oliveira

Prof. Esp. Divino Willian de Sousa Reis

Prof. Dr. Fernando Ernesto Ucker

Prof. Dra. Glaucia Machado Mesquita

Profa. Ma. Ivna Olimpio Lauria

Prof. Esp. Jairo Pires Macedo Júnior

Profa. Ma. Lullyane de Queiroz Rodrigues

Prof. Dra. Martha Nascimento Castro

Prof. Me. Mateus de Leles Lima

Prof. Dr. Michel de Paula Andraus

Prof. Dr. Milton Gonçalves da Silva Júnior

Prof. Dr. Ricardo Neves Guimarães

Prof. Me. Thiago Rodrigues Cavalcante