Faculdade Araguaia 

GRADUAÇÃO

Administração Pública


As organizações públicas modernas necessitam de um Administrador Púbico com formação generalista, notadamente um agente que promove mudanças, que gere novos conhecimentos, riquezas e rendas, para o aprimoramento e o desenvolvimento socioeconômico, político, técnico e cultural da sociedade goiana e brasileira. Em outras palavras, um profissional autodidata, detentor de amplo portfólio de conhecimento, consciente da contínua necessidade de aprofundamento do conhecimento da Administração Pública e atualização das interfaces entre esta e outras áreas relacionadas, especialmente as afins, sem perder de vista as descobertas daquelas correlatas, uma vez que qualquer que seja o objeto de trabalho, estará inserido no contexto integral de uma sociedade globalizada.

Coordenador:Profº Ms. Hamilcar Costa
E-mail: hamilcarcosta@faculdadearaguaia.edu.br

MATRIZ CURRICULAR

  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 72
CONTABILIDADE GERAL 72
INTRODUÇÃO A ECONOMIA 72
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO 72
MÉTODOS QUANTITATIVOS 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO CARGA HORÁRIA
INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 72
SOCIOLOGIA 72
METODOLOGIA CIENTÍFICA 36
LÍNGUA PORTUGUESA 72
PSICOLOGIA 36
DIREITO CONSTITUCIONAL 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA
DIREITO ADMINISTRATIVO I 72
DIREITO FINANCEIRO I 72
ESTATÍSTICA 72
CONTABILIDADE PÚBLICA 72
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO CARGA HORÁRIA
DIREITO FINANCEIRO II 72
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS APLICADA 72
DIREITO ADMINISTRATIVO II 36
ECONOMIA APLICADA 72
DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TRANSPARÊNCIA E INFORMAÇÃO PÚBLICA 72
GESTÃO MUNICIPAL 72
GESTÃO DE PESSOAS 72
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUSTENTABILIDADE 72
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E LOGÍSTICA 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO CARGA HORÁRIA
CONTROLADORIA E ACCOUNTABILITY 72
GESTÃO ESTADUAL E FEDERAL 72
GESTÃO PARTICIPATIVA 72
MEDIAÇÃO E NEGOCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 36
GESTÃO DA QUALIDADE 72
DISCIPLINA OPTATIVA 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO CARGA HORÁRIA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS 36
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR 72
RELAÇÕES INTERNACIONAIS 72
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 36
CONSULTORIA APLICADA AO SETOR PÚBLICO 36
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 144
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO 396h
 
  DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO CARGA HORÁRIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 72
INDICADORES E AVALIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO 36
DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NO SETOR PÚBLICO 72
MARKETING APLICADO 36
ÉTICA E RESPONSABILIDADE NO SETOR PÚBLICO 36
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II 144
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO 396h
  CARGA HORÁRIA TOTAL DE AULAS 2952h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES OU EXTRACURRICULARES 100h
 CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3052h
 

OBJETIVOS DO CURSO

O Curso de Administração Pública tem como principal objetivo formar profissionais com amplo conhecimento na área pública, capazes de atuarem no âmbito federal, estadual e municipal, administrando com competência as organizações governamentais e não-governamentais, de modo proativo, democrático e ético, tendo em vista a transformação e o desenvolvimento da sociedade e do país.

PERFIL DO EGRESSO

Os futuros profissionais terão um perfil de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, motivando a criatividade, visando à competência na resolução de problemas do campo profissional, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, na área do comércio com visão ética e humanística, em atendimento às necessidades da sociedade. De acordo com as Diretrizes Curriculares para o curso de Administração Pública, os objetivos do curso deverão centrar-se ao desenvolvimento de competências e habilidades, quais sejam:

1) Reconhecer, definir e analisar problemas de interesse público relativos às organizações e às políticas públicas;
2) Apresentar soluções para processos complexos, inclusive de forma preventiva;
3) desenvolver consciência quanto às implicações éticas do exercício profissional, em especial a compreensão do ethos republicano e democrático, indispensável à sua atuação;
4) Estar preparado para participar, em diferentes graus de complexidade, do processo de tomada de decisão e da formulação de políticas, programas, planos e projetos públicos e para desenvolver avaliações, análises e reflexões críticas sobre a área pública;
5) Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com métodos quantitativos e qualitativos na análise de processos econômicos, sociais, políticos e administrativos;
6)Expressar-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e socioculturais, desenvolvendo expressão e comunicação adequadas aos processos de negociação e às comunicações interinstitucionais;
7) Ter iniciativa, criatividade, determinação e abertura ao aprendizado permanente e às mudanças. (Resolução CNE/CES 1/2014. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de janeiro de 2014 – Seção 1 – pp. 17-18).
8) formar profissionais capazes de avaliar as potencialidades locais e regionais, preparando-os para apresentar alternativas ao desenvolvimento socioeconômico da região.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

O bacharel em Administração Pública é o profissional que vai atuar na gestão de instituições governamentais e na preparação e acompanhamento de políticas públicas. O mercado de trabalho do Administrador Público está definido em áreas como ministérios públicos estaduais e federais, secretarias governamentais e agências federais, estaduais ou municipais, referentes a gestão nas esferas da educação, saúde, planejamento e cultura.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Na Faculdade Araguaia, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 01 de 13/01/2014, em seu Art 9º: “O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório e deverá constar do projeto pedagógico do curso, e suas características deverão ser estabelecidas em regulamento próprio” , portanto , o discente ao elaborar seu pré-projeto de TCC na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I poderá escolher de acordo com a sua preferência, uma das linhas de formação, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos no curso de Administração Pública no Trabalho de Conclusão de Curso II, quando escolherá a modalidade prevista em nossos regulamentos ( Artigos, monografia, projeto de pesquisa, projeto prático).

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio Supervisionado, obrigatório, será realizado em três (02) etapas, nos 7o e 8o Período por meio das disciplinas de Estagio Supervisionado I e Estagio Supervisionado II, sendo a carga horária total do estágio supervisionado obrigatório de 288 horas distribuídos em Estágio I - 144 horas e Estágio II - 144 horas, tudo isto para que o acadêmico, já bem embasado com conhecimentos teóricos seja capaz de colocar em pratica os conteúdos adquiridos ao longo do Curso. Sendo assim, acreditamos que o discente possa estar mais preparado para entender todo o processo administrativo das organizações, analisarem criticamente as gestões e ter uma participação efetiva nas atividades que lhe forem destinadas, principalmente à partir do Estagio Supervisionado II, em que deverá ter contato com a área específica.

Linhas de Formação: 1) Linha de formação em Desenvolvimento de Pessoas: Destinado ao aprofundamento de conhecimentos de ética, política e cidadania. O desafio ético atual. Código de ética do servidor público. A ética, moral, valores e suas implicações no comportamento humano/organizações. Definição de comportamento organizacional . Gestão do Atendimento ao Cidadão. Competências das organizações e equipes de atendimento ao cidadão. Práticas de gestão do trabalho. Dimensão psíquica do comportamento organizacional. Constituição do sujeito como efeito dos modos de se trabalhar. Grupos e equipes de trabalho.
2) Linha de formação em Orçamento e Finanças Públicas: Destinado ao aprofundamento de conhecimentos em procedimentos Contábeis Patrimoniais. Procedimentos Contábeis Específicos. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, Planejamento Público. Orçamento Público: Elaboração Orçamentária, Prestação de contas: responsável, prazo, documentos e envio. Prestação de contas parcial e final. Legislação. Documentos que compõem a prestação de contas dos órgãos. Documentos que compõem a prestação de contas.
3) Linha de formação em Governança Pública, Ética, Transparência e Controle Social: Destinado ao aprofundamento de conhecimentos em novas tendências e paradigmas da gestão pública contemporânea e suas especificidades em relação à gestão privada, Gestão por resultados: concepção, princípios, implicações e desafios. O ciclo da política pública. Experiências nacionais relevantes. A natureza e as bases da estrutura organizacional; complexidade; formalização; centralização; poder e conflitos dentro das organizações; liderança e tomadas de decisões nas organizações; comunicações; aprendizagem nas organizações entre outros.
4) Linha de formação em Empreendedorismo, Conhecimento de Rede e Inovações Tecnológicas: Destinado ao aprofundamento de conhecimentos na qualidade na geração de bens e serviços, por meio das competências do planejar, organizar, dirigir, visualizar oportunidades, explorar/descobrir possibilidades, gerar soluções inéditas, lidar, conduzir e gerenciar mudanças. Gestão da informação: o ciclo de gerenciamento de informação. Tecnologia informática e sistemas de informação. Gestão de informações no setor público: perspectivas. Informação, cidadania e democracia. Informação e efetividade do setor governamental. Conceitos básicos. Mapeamento, análise e redesenho de processos. Implantação, acompanhamento e avaliação. Mapeamento dos processos e os resultados na gestão pública. Utilização das redes sociais para avaliação da prestação de serviços públicos. Redes sociais como uma ferramenta para atendimento ao cidadão: benefícios.

CORPO DOCENTE

O corpo docente do curso é composto por profissionais com qualificação e formação específica na área de Administração e Administração pública.

LABORATÓRIOS APLICADOS

» Informática

» Núcleo de Práticas em Administração - NPA