Faculdade Araguaia 

Extensão

Faculdade Araguaia - Extensão

Atividades de Extensão Universitária

A Faculdade Araguaia é uma instituição genuinamente goiana, no que se refere à sua marca, aos seus idealizadores, aos seus financiadores. Desse modo, ela pertence a uma comunidade, tem suas raízes culturais e consolidou- se em meio a outras instituições públicas e particulares no município de Goiânia.

Em sua retrospectiva história, é possível perceber a intenção de contribuir para o seu campo social, ajudando na formação daqueles que atuarão nesse meio. Por isso, não apenas o saber tecno-científico se faz presente nesta Instituição, mas também a formação social, sendo assim necessária a extensão universitária.

A universidade contribui tanto para o desenvolvimento científico- tecnológico como também para os aspectos socioeconômico-culturais da sociedade. Ela tem um importante papel para a formação do cidadão, mais especificamente, para a formação de recursos humanos que aturarão no desenvolvimento de uma região.

Desenvolver o pensamento crítico, ampliar o conhecimento científico, construir novos saberes por meio do ensino e da pesquisa são tarefas cotidianas no campo do ensino superior, mas estar atento a determinados grupos sociais, ao entorno no qual está erguida a infraestrutura de uma instituição de ensino superior também é uma tarefa que precisa se fazer constante nas discussões na sala dos professores, nos grupos de alunos durante os intervalos e, sem dúvida, em práticas que levem essas questões à comunidade.

A decisão por projetos de extensão deve fazer parte das políticas das instituições de ensino superior, bem como de seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), uma vez que não se considera apenas uma ação pontual, mas uma proposta de intervenção social.

Sendo assim, esta Instituição tem pretendido, e pretende, atingir os seguintes objetivos no que se refere aos projetos de extensão:

propor a aproximação de ideias;

prestar serviços à comunidade;

promover intervenções sustentáveis no meio ambiente;

democratizar o acesso ao conhecimento;

integrar professores, funcionários e alunos e a comunidade local;

oferecer oportunidade de aperfeiçoamento.
I – Os Cursos de Extensão podem ser presenciais, semipresenciais ou a distância e subdividem-se em 3 modalidades:

a - Cursos com a carga horária entre 4 e 16 horas são denominados Iniciação.
b - Cursos com a carga horária entre 16 e 64 horas são denominados Atualização.
c - Cursos com a carga horária entre 65 e 179 horas são denominados Capacitação.
d - Cursos com a carga horária entre 180 e 359 horas são denominados Aperfeiçoamento