Faculdade Araguaia 

GRADUAÇÃO

Nutrição

A matriz curricular do Curso de Nutrição da Faculdade Araguaia estimula a autonomia em seus alunos para agir profissionalmente e socialmente, sendo capazes de atuar em defesa de uma formação humana que leve em conta a vida pessoal, social e justa e especialmente, na construção da sua identidade, do cultivo livre do conhecimento, da produção e difusão da ciência, da arte e da cultura, articuladas à promoção de uma educação integrada às relações étnicos-raciais, à diversidade e à acessibilidade. Tudo isso sem deixar de lado a preocupação em formar Nutricionistas comprometidos com a promoção da saúde e de hábitos alimentares saudáveis, prevenção, tratamento de patologias, recuperação da saúde, nos diferentes níveis de atenção e faixas etárias, em uma abordagem integral e integrada, com decisões e atitudes intelectuais amparadas em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos.

O curso de bacharelado em Nutrição da Faculdade Araguaia foi desenvolvido ainda para que o aluno consiga acompanhar as rápidas mudanças na sociedade e as demandas em relação ao trato com a alimentação e saúde. Por isso, sob uma visão generalista, oportunidades teóricas e práticas de conhecer todas as áreas de atuação, sempre pautadas pela responsabilidade social de um profissional da saúde, são apresentadas para que o aluno identifique qual delas melhor se encaixa no seu perfil.

Reconhecimento pela Portaria SERES nº 216 de 13/05/2019
Coordenador: Profª Ma. Monallisa Alves Ferreira

MATRIZ CURRICULAR

  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Anatomia Humana 72
Biologia Humana 108
Introdução à Nutrição e Ética Profissional 36
Química Geral 72
Língua Portuguesa 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 324h
 
  DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Estudo Experimental dos Alimentos 36
Introdução à Técnica Dietética 72
Bioquímica 108
Epidemiologia e Saúde Pública 36
Fisiologia Humana 72
Metodologia da Pesquisa Científica 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 2º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Bromatologia 72
Microbiologia e Parasitologia 72
Técnica Dietética Avançada 72
Psicologia Aplicada à Nutrição 36
Nutrição e Dietética 72
Ciências Sociais e Saúde 36
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Imunologia Básica 72
Patologia Geral 72
Avaliação e Diagnóstico Nutricional 72
Nutrição em Saúde Pública I 36
Educação Nutricional e Promoção da Saúde 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 324h
 
  DISCIPLINAS DO 5º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Nutrição em Saúde Pública II 36
Planejamento e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição I 72
Patologia da Nutrição e Dietoterapia I 72
Microbiologia Geral e dos Alimentos 72
Marketing e Empreendedorismo 36
Bioestatística 72
CARGA HORÁRIA TOTAL - 5º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 6º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Atenção Alimentar para Grupos Especiais 72
Controle de Qualidade e Legislação de Alimentos 72
Nutrição Materno-Infantil e do Adolescente I 72
Patologia da Nutrição e Dietoterapia II 72
Planejamento e Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição II 72
Estágio Supervisionado I 231
CARGA HORÁRIA TOTAL - 6º PERÍODO 591h
 
  DISCIPLINAS DO 7º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Farmacologia Aplicada à Nutrição 72
Tecnologia dos Alimentos 72
Nutrição Materno-Infantil e do Adolescente II 72
Genômica Nutricional 36
Trabalho de Conclusão de Curso I 72
Estágio Supervisionado II 231h
Disciplina Optativa 36h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 7º PERÍODO 591h
 
  DISCIPLINAS DO 8º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Trabalho de Conclusão de Curso II 72
Nutrição Esportiva 72
Economia 36
Nutrição e Longevidade 36
Estágio Supervisionado III 231h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 8º PERÍODO 447h
 
  TOTAL DE CRÉDITOS CARGA HORÁRIA
Matriz curricular com estágio supervisionado 3357
Atividades complementares 100
CARGA HORÁRIA TOTAL 3457h
 
  UNIDADES CURRICULARES OPTATIVAS CARGA HORÁRIA
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 36h
Inglês Instrumental 36h
Fitoterapia e Alimentos Funcionais Aplicados à Nutrição 36h
Nutrição Domiciliar 36h
Bioenergética no Exercício Físico 36h
Educação das Relações Étnico-Raciais 36h
Produção Agrícola 36h
Nutrição Experimental 36h
Softwares em Nutrição e Dietética 36h
 

PERFIL DO EGRESSO

O curso de bacharelado em Nutrição da Faculdade Araguaia preza as inter-relações entre o ensino, a pesquisa com atividades de iniciação científica e a extensão, vinculando o saber ao fazer; a teoria à prática; a pesquisa à intervenção educativa nas diferentes tarefas e dimensões da sociedade, mediada pelo campo da alimentação e nutrição, em seu sentido pessoal e social.

Deste modo, o profissional graduado pela Faculdade Araguaia estará preparado para um mercado que exige capacidade para sobressair de situações adversas oriundas de mudanças de cenários mercadológicos e mudanças de legislações no âmbito local, regional e internacional, com criatividade para entender possibilidades, sempre pautado pela capacidade de reflexão sobre o espaço social e de ação. Além disso, estará apto a um perfil empreendedor, criando soluções e valorizando o mercado de trabalho formal, além de contribuir para o aumento dos postos de trabalho.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

A proposta curricular do curso de Nutrição da Faculdade Araguaia é inovadora e pautada pelas necessidades atuais do mercado de trabalho, possibilitando ao profissional Nutricionista uma formação abrangente com forte embasamento humanístico e aprofundamento técnico na construção e reconstrução dos conhecimentos nas mais diversas áreas de atuação, como:

» Nutrição clínica e ambulatorial (asilos, consultórios, ambulatórios e grandes hospitais, atendimento direcionado para crianças, gestantes, idosos ou no campo estético);
» Nutrição esportiva (academias e clubes esportivos);
» Saúde coletiva (postos de atenção básica em saúde, ambulatórios e vigilância sanitária, políticas e programas institucionais);
» Docência (ensino em cursos técnicos, de graduação e de especialização na área de nutrição e alimentação, atividades de pesquisa e extensão);
» Indústria alimentícia (empresas de suplementos alimentares e alimentos em geral, laboratórios de análises);
» Alimentação coletiva (Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) - alimentação escolar e as refeições produzidas em restaurantes, empresas que ofertam refeições aos funcionários, asilos, creches, hospitais, meios de transportes de longas distâncias como avião, navios);
» Consultoria nutricional (cozinhas industriais, supermercados);
» Marketing na área de alimentação e nutrição (elaboração de materiais técnicos e divulgação de diversos produtos alimentícios).

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

O Estágio Supervisionado é fundamentado pelas Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008; Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996; Resolução CNE/CP nº 05/2001, sendo um componente obrigatório na matriz curricular tem carga horária prevista de 693 horas. Os estágios atendem às três grandes áreas Nutrição social, Nutrição Clínica e Nutrição em unidades de alimentação e nutrição.

As atividades dos estágios congregam as diversas práticas correspondentes aos diversos campos de atuação profissional, de forma interdisciplinar propiciando ao aluno a reflexão sobre os temas a serem estudados e ao mesmo tempo reavaliando a sua aplicação. De forma inovadora, a dinâmica de organização e o entendimento de estágio curricular supervisionado do curso de Nutrição da Faculdade Araguaia inter-relaciona as grandes áreas, de modo a favorecer uma formação completa e crítica do profissional.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO E PESQUISA

A extensão universitária e a pesquisa configuram importantes papeis da Faculdade Araguaia junto à sociedade, que se configuram por meio grandes parcerias no mercado de atuação da Nutrição e de seminários, congressos, exposições, iniciação e produção científica, além de outras atividades que contemplem necessidades da sociedade.
A Faculdade Araguaia favorece a participação de atividades acadêmicas de natureza extracurricular que proporcionem a busca do conhecimento em diversas áreas, agregando valor ao currículo, à experiência de vida, ao aumento das relações interpessoais à partir de uma rede de relacionamentos, por meio de visitas técnicas nas grandes empresas de diversas áreas da Nutrição, participação em palestras, seminários, treinamentos, workshops, simpósios, cursos de extensão, minicursos trabalhos voluntários voltados à responsabilidade social.

LABORATÓRIOS APLICADOS

Aulas teóricas e práticas com o uso de metodologias pedagógicas inovadoras e dinâmicas em espaços como:

Laboratórios de Informática
A Faculdade Araguaia apresenta sala de informática, para utilização de alunos e professores, com plenas condições no que diz respeito à qualidade e atualização tecnológica dos equipamentos, com acesso à internet em banda larga e softwares aplicados à Nutrição de última geração, em quantidade e proporção que permitem facilidade de uso aos alunos.

Laboratório de Anatomia
Apoio ao aprendizado morfológico macroscópico dos órgãos dos diferentes Sistemas do Organismo. O laboratório possui acervo de modelos didáticos anatômicos e diferentes títulos de Atlas referentes à Anatomia Humana para consulta dos alunos durante as aulas práticas. Além disso, está equipado com uma tela interativa, por onde é possível estudar com imagens 3D, que podem inclusive simular o funcionamento orgânico dos sistemas saudáveis e doentes.

Laboratório de Biologia Celular
Laboratório equipado com aparelhos modernos para estudos de proporção micro e macro, que possibilita o desenvolvimento de procedimentos de Biologia Molecular e Genética, a compreensão e tratamento de condições fisiopatológicas, além de projetos de professores e alunos na área.

Laboratório de Química, Bioquímica e Bromatologia
Possibilita a articulação teórico-prática para o conhecimento das características físico e química dos alimentos, dos compostos, dos materiais e das reações químicas. Uma ferramenta da Faculdade Araguaia que pode proporcionar ainda aos alunos interação entre a teoria e prática para o entendimento das propriedades e funções dos elementos, das macromoléculas vitais, dos compostos químicos orgânicos e inorgânicos.

Laboratório de Técnica Dietética
Destinado às aulas práticas e pesquisas que envolvam técnicas de preparo de alimentos em uma cozinha experimental, com estudos de procedimentos e técnicas adequadas para aquisição, seleção, pré-preparo, preparo, conservação, armazenamento, apresentação e degustação dos alimentos, especialmente no que se diz respeito a modificações estruturais e nutricionais dos alimentos ao longo do preparo até o momento do consumo. O laboratório conta com equipamentos de última geração e é um espaço de atividades multidisciplinares que prepara o aluno para dos desafios do mercado na área de alimentos.

Laboratório de Avaliação Nutricional
Constitui um espaço destinado a atividades de ensino e extensão, que tem por objetivo propiciar ao aluno o desenvolvimento de habilidades e competências para o diagnóstico nutricional individual e coletivo, baseado na obtenção e análise de indicadores antropométricos, clínicos, bioquímicos, socioeconômicos, demográficos e culturais. Com instrumentos novos e modernos, o laboratório é um instrumento importante para a capacitação e o treinamento dos alunos em avaliação do estado nutricional e o desenvolvimento de trabalhos de campo.