Faculdade Araguaia 

Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência - INCLUI

INCLUI - Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência - Faculdade Araguaia

O tema da inclusão se faz urgente em nossa sociedade. É fundamental pensar o processo em que todo ser humano possa estar inserido participando plenamente da sociedade e fazendo parte de todas as situações que ele deseja participar com igualdade de condições e direitos.

Pensando essas questões, a Faculdade Araguaia cria o INCLUI - Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência.

Esse Núcleo tem como objetivo fazer pesquisa sobre o ensino da pessoa com deficiência e dar suporte para a atuação do professor e da escola frente aos desafios da inclusão.

A partir de reuniões e grupos de estudos, pretende-se criar um protocolo de atendimento à pessoa com deficiência e publicações científicas para dar suporte ao trabalho do professor.

A participação no grupo de estudo e reuniões do INCLUI é gratuita e aberta a toda a comunidade.

As reuniões ocorrem quinzenalmente às quintas feiras na Faculdade Araguaia unidade Bueno (av T-10, nº 1047, Setor Bueno, fone: 3274 3161).

A partir de abril ofereceremos formação para professores e profissionais que atuam na inclusão por meio de uma pós-graduação em Educação Inclusiva vinculada ao INCLUI. A primeira turma tem início dia 29 de abril. Interessados podem ligar na Faculdade Araguaia (62) 3274-3161.

Público alvo

O público alvo é formado por profissionais da educação e da saúde e demais profissionais que se interessem pelo assunto da educação inclusiva.

Informações

Coordenação: Professora Mestra Paola Carloni
Email: inclui@faculdadearaguaia.edu.br

Cronograma 2017/01

14 de março - Lançamento do Núcleo INCLUI.

23 de março – Primeira reunião do grupo de estudo: Integração dos participantes, apresentação do projeto e discussão sobre a importância da inclusão.

30 de março – Trabalho administrativo interno.

6 de abril – Reunião grupo de estudo: - Texto: Breve histórico da educação especial no Brasil (Enicéia Gonçalves Mendes) e Fundamentos históricos e legais da educação da pessoa com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Brasil (Vera Lúcia Messias Fialho Capellini e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues)

13 de abril – Feriado quinta feira santa

20 de abril – Reunião grupo de estudo: - Texto: Desafios da didática diante das políticas de inclusão (Ivanilde Apoluceno de Oliveira)

27 de abril – Trabalho administrativo interno.

04 de maio – Reunião grupo de estudo: - Texto: Os professores e a educação inclusiva: identificação dos fatores necessários à sua implementação (Marian Ávila de Lima e Dias, Simone Conceição Rosa e Patrícia Ferreira Andrade)

11 de maio – Trabalho administrativo interno.

18 de maio – Reunião grupo de estudo: - Texto: Atitudes de Professores em Relação à Educação Inclusiva (José Leon Crochík, Cintia C. Freller, Marian Ávila de Lima e Dias, Marisa Feffermann, Rafael Baioni do Nascimento & Ricardo Casco)

20 de maio – Início da turma de pós-graduação em Educação Inclusiva.

25 de maio – Trabalho administrativo interno.

27 de maio – Seminário Estadual de Educação Inclusiva.

1 de junho – Reunião grupo de estudo: - Texto: Preconceito e Inclusão (José Leon Crochík)

8 de junho – Trabalho administrativo interno.

15 de junho – Feriado Corpus Christi.

22 de junho – Reunião grupo de estudo: Encerramento das atividades do Núcleo – Encaminhamentos para o próximo semestre

2017/02

- Reuniões quinzenais do grupo de estudo com novos textos

- Atividade administrativa quinzenal

- Seminário sobre Educação Inclusiva em setembro

- Edição especial de dezembro da RENEFARA sobre inclusão

- Publicação de um livro com os pesquisadores do núcleo e convidados sobre inclusão nos vários aspectos da educação.