Faculdade Araguaia 

Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência - INCLUI

INCLUI - Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência - Faculdade Araguaia

Edital número 1 de 2017
Chamada para submissão de artigos para o livro do Inclui e para a RENEFARA para Download (em PDF)


O INCLUI

O tema da inclusão se faz urgente em nossa sociedade. É fundamental pensar o processo em que todo ser humano possa estar inserido participando plenamente da sociedade e fazendo parte de todas as situações que ele deseja participar com igualdade de condições e direitos.

Pensando essas questões, a Faculdade Araguaia cria o INCLUI - Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência.

Esse Núcleo tem como objetivo fazer pesquisa sobre o ensino da pessoa com deficiência e dar suporte para a atuação do professor e da escola frente aos desafios da inclusão.

A partir de reuniões e grupos de estudos, pretende-se criar um protocolo de atendimento à pessoa com deficiência e publicações científicas para dar suporte ao trabalho do professor.

A participação no grupo de estudo e reuniões do INCLUI é gratuita e aberta a toda a comunidade.

As reuniões ocorrem no terceiro sábado do mês na Faculdade Araguaia unidade Bueno (av T-10, nº 1047, Setor Bueno, fone: 3274 3161).

Oferecemos também formação para professores e profissionais que atuam na inclusão por meio de uma pós-graduação em Educação Inclusiva vinculada ao INCLUI. Interessados podem ligar na Faculdade Araguaia (62) 3274-3161.

Público alvo

O público alvo é formado por profissionais da educação e da saúde e demais profissionais que se interessem pelo assunto da educação inclusiva.

Informações

Coordenação: Professora Mestra Paola Carloni
Email: inclui@faculdadearaguaia.edu.br

Cronograma 2017/02

10/08 - Publicação no site da Faculdade Araguaia do Edital com a chamada dos artigos para o livro do Inclui e a edição da RENEFARA sobre Inclusão.

19/08 - Grupo de Estudos* – Capítulos 3 (Preconceito e Inclusão) e 6 (Teoria Crítica e Educação Inclusiva) do livro Preconceito e Educação Inclusiva organizado por José Leon Crochik. O livro está disponível no link:

http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/laboratorios/LaEP/Livro_Preconceito_e_Educa%C 3%A7%C3%A3o_Inclusiva.pdf

20/08 – Abertura, no site da Faculdade Araguaia, das inscrições para o II Seminário Estadual de Educação Inclusiva.

1 a 10/09 – Período de submissão dos artigos para o livro do INCLUI e para a edição da RENEFARA sobre inclusão.

16/09 - Grupo de Estudos* – Capítulo 7 (Manifestações de Preconceito em Relação às Etnias e aos Deficientes) do livro Preconceito e Educação Inclusiva organizado por José Leon Crochik. O livro está disponível no link:

http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/laboratorios/LaEP/Livro_Preconceito_e_Educa%C 3%A7%C3%A3o_Inclusiva.pdf

20, 21 e 22/09 – II Seminário Estadual de Educação Inclusiva

21/10 - Grupo de Estudos* – Capítulo 8 (Um Estudo do preconceito e de atitudes em relação à educação inclusiva) do livro Preconceito e Educação Inclusiva organizado por José Leon Crochik. O livro está disponível no link:

http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/laboratorios/LaEP/Livro_Preconceito_e_Educa%C 3%A7%C3%A3o_Inclusiva.pdf

18/11 - Grupo de Estudos* – Capítulo 4 (Normalização e Diferenciação do Indivíduo com Deficiência Intelectual: Uma Análise do Filme ‘Os Dois Mundos de Charly’) do livro Preconceito e Educação Inclusiva organizado por José Leon Crochik. O livro está disponível no link:

www.ip.usp.br/portal/images/stories/laboratorios/LaEP/Livro_Preconceito_e_Educa%C 3%A7%C3%A3o_Inclusiva.pdf e o filme: Os Dois Mundos de Charly’.

16/12 – Lançamento do livro do INCLUI

*O livro utilizado este semestre nos grupos de estudos será o livro Preconceito e Educação Inclusiva organizado por José Leon Crochik.
O livro está disponível no link:

http://www.ip.usp.br/portal/images/stories/laboratorios/LaEP/Livro_Preconceito_e_Educa%C 3%A7%C3%A3o_Inclusiva.pdf