ATO REGULATÓRIO
Portaria de autorização: Portaria nº 463, de 02 de Julho de 2018
Coordenadora: Prof.ª Mestra. Aline Souza Hardman
E-mail: [email protected]
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) o Brasil é o 5º maior produtor têxtil e o 4º maior produtor de vestuário do mundo. O setor da moda em Goiás ocupa uma posição significativa na produção nacional, com mais de 6 mil empresas e mais de 37 mil empregados de acordo com o mapeamento da cadeia de moda formalizada, realizado pela OBEC - GO (Observatório Brasileiro de Economia Criativa de Goiás -2016).
O setor da moda é bastente diverso e tem um peso importante na economia, não só do estado mas também do país. O ramo da moda está cada vez mais diversificado e consolidado na cultura brasileira e goiana. O curso superior de tecnologia em Design de Moda da Faculdade Araguaia tem duração de 2 anos, e encontra-se no Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design. Este entra em consonância com as necessidades atuais do mercado , em que a moda é um dos grandes pilares da economia nacional e regional, e que progressivamente demanda uma otimização nesse setor. Com isso, o curso Tecnólogo Design de Moda da Faculdade Araguaia apresenta-se com o intuito de fortalecer o desenvolvimento dessa área com mão-de-obra especializada e profissionais capacitados, polivalentes e criativos.
OBJETIVO DO CURSO
O curso tecnólogo de Design de Moda da Faculdade Araguaia tem como objetivo dar embasamento prático e teórico, com saberes relacionados a área e recursos técnicos e tecnológicos para o desenvolvimento de produtos e negócios de moda. Preparar e formar designers conscientes, críticos e atentos aos contextos socioculturais inseridos, fomentando o setor da moda com o aperfeiçoamento dos processos de criação e produção.
CAMPO DE ATUAÇÃO
Indústria de Moda; Confecções e Ateliês; Escritórios de Design; Bureaus de Pesquisa e Criação em Moda; Instituições de Ensino.
PERFIL DO EGRESSO
Saber criar e desenvolver produtos da indústria de moda, com a elaboração de croquis, fichas técnicas, modelagens, protótipos e modelos, nas diversas técnicas disponíveis, conseguindo realizar pesquisas na área de moda, planejar e gerenciar coleções de moda articulando saberes teóricos e práticos em concordância com as exigências e necessidades contemporâneas globais e contextos socioculturais específicos. Um profissional qualificado, capacitado em solucionar problemas abarcando não somente as questões técnicas e estéticas, mas também ergonômicas, simbólicas, éticas, sustentáveis e socioculturais. Capaz de inovar, com as competências e habilidades gerais e específicas necessárias e que também possibilite instrumentalizar o egresso da educação continuada.
OCUPAÇÕES CBO (associadas à formação)
2624-25 - Tecnólogo em design de moda.
2624-25 - Desenhista industrial de produto de moda (designer de moda).
METODOLOGIA E LABORATÓRIOS
Aulas teóricas e práticas com o uso de metodologias pedagógicas inovadoras e dinâmicas em espaços como: Laboratório de informática; Ateliê de criação em design de moda, Desenho, Confecção e Modelagem
MATRIZ DO CURSO
DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
Laboratório de Criatividade | 72h |
Representação Gráfica em Moda | 72h |
Modelagem Plana | 72h |
Ética e Direitos Humanos | 72h |
Língua Portuguesa | 72h |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO | 360h |
DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
Ilustração Digital em Moda | 72h |
Moda e Visual Merchandising | 72h |
Tecnologia da Confecção | 72h |
Materiais e Processos Têxteis | 108h |
Antropologia Social e Cultura Brasileira | 72h |
Projeto Integrador I | 30h |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO | 426h |
DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
Desenho técnico informatizado | 72h |
Laboratório de Costura | 72h |
Modelagem Tridimensional | 72h |
História da Moda | 72h |
Moda, Meio Ambiente e Sustentabilidade | 108h |
Projeto Integrador II | 30h |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO | 426h |
DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO | CARGA HORÁRIA |
Fotografia e Produção de Moda | 72h |
Modelagem Computadorizada | 72h |
Planejamento de Coleção | 72h |
Marketing em Moda e Marketing Digital | 108h |
Disciplina Optativa | 72h |
Projeto Integrador III | 30h |
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO | 426h |
TOTAL DE CRÉDITOS | |
Matriz curricular | 1.638h |
Atividades complementares | 162h |
Carga Horária Total | 1.800h |
DISCIPLINAS OPTATIVAS | CARGA HORÁRIA |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) | 72h |
Princípios do Design | 72h |
Moda Brasileira | 72h |
Moda Contemporânea | 72h |