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GRADUAÇÃO

Graduação em Design de Moda - Tecnológico

ATO REGULATÓRIO

Portaria de autorização: Portaria nº 463, de 02 de Julho de 2018
Coordenadora: Prof.ª Mestra. Aline Souza Hardman
E-mail: designdemoda@uniaraguaia.edu.br

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Segundo a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) o Brasil é o 5º maior produtor têxtil e o 4º maior produtor de vestuário do mundo. O setor da moda em Goiás ocupa uma posição significativa na produção nacional, com mais de 6 mil empresas e mais de 37 mil empregados de acordo com o mapeamento da cadeia de moda formalizada, realizado pela OBEC - GO (Observatório Brasileiro de Economia Criativa de Goiás -2016).

O setor da moda é bastente diverso e tem um peso importante na economia, não só do estado mas também do país. O ramo da moda está cada vez mais diversificado e consolidado na cultura brasileira e goiana. O curso superior de tecnologia em Design de Moda da Faculdade Araguaia tem duração de 2 anos, e encontra-se no Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design. Este entra em consonância com as necessidades atuais do mercado , em que a moda é um dos grandes pilares da economia nacional e regional, e que progressivamente demanda uma otimização nesse setor. Com isso, o curso Tecnólogo Design de Moda da Faculdade Araguaia apresenta-se com o intuito de fortalecer o desenvolvimento dessa área com mão-de-obra especializada e profissionais capacitados, polivalentes e criativos.

OBJETIVO DO CURSO

O curso tecnólogo de Design de Moda da Faculdade Araguaia tem como objetivo dar embasamento prático e teórico, com saberes relacionados a área e recursos técnicos e tecnológicos para o desenvolvimento de produtos e negócios de moda. Preparar e formar designers conscientes, críticos e atentos aos contextos socioculturais inseridos, fomentando o setor da moda com o aperfeiçoamento dos processos de criação e produção.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Indústria de Moda; Confecções e Ateliês; Escritórios de Design; Bureaus de Pesquisa e Criação em Moda; Instituições de Ensino.

PERFIL DO EGRESSO

Saber criar e desenvolver produtos da indústria de moda, com a elaboração de croquis, fichas técnicas, modelagens, protótipos e modelos, nas diversas técnicas disponíveis, conseguindo realizar pesquisas na área de moda, planejar e gerenciar coleções de moda articulando saberes teóricos e práticos em concordância com as exigências e necessidades contemporâneas globais e contextos socioculturais específicos. Um profissional qualificado, capacitado em solucionar problemas abarcando não somente as questões técnicas e estéticas, mas também ergonômicas, simbólicas, éticas, sustentáveis e socioculturais. Capaz de inovar, com as competências e habilidades gerais e específicas necessárias e que também possibilite instrumentalizar o egresso da educação continuada.

OCUPAÇÕES CBO (associadas à formação)

2624-25 - Tecnólogo em design de moda.
2624-25 - Desenhista industrial de produto de moda (designer de moda).

METODOLOGIA E LABORATÓRIOS

Aulas teóricas e práticas com o uso de metodologias pedagógicas inovadoras e dinâmicas em espaços como: Laboratório de informática; Ateliê de criação em design de moda, Desenho, Confecção e Modelagem

MATRIZ DO CURSO

  DISCIPLINAS DO 1º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Laboratório de Criatividade 72h
Representação Gráfica em Moda 72h
Modelagem Plana 72h
Ética e Direitos Humanos 72h
Língua Portuguesa 72h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 360h
 
  DISCIPLINAS DO 2º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Ilustração Digital em Moda 72h
Moda e Visual Merchandising 72h
Tecnologia da Confecção 72h
Materiais e Processos Têxteis 108h
Antropologia Social e Cultura Brasileira 72h
Projeto Integrador I 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 1º PERÍODO 426h
 
  DISCIPLINAS DO 3º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Desenho técnico informatizado 72h
Laboratório de Costura 72h
Modelagem Tridimensional 72h
História da Moda 72h
Moda, Meio Ambiente e Sustentabilidade 108h
Projeto Integrador II 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3º PERÍODO 426h
 
  DISCIPLINAS DO 4º PERÍODO CARGA HORÁRIA
Fotografia e Produção de Moda 72h
Modelagem Computadorizada 72h
Planejamento de Coleção 72h
Marketing em Moda e Marketing Digital 108h
Disciplina Optativa 72h
Projeto Integrador III 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL - 4º PERÍODO 426h
 
 TOTAL DE CRÉDITOS  
Matriz curricular 1.638h
Atividades complementares 162h
Carga Horária Total 1.800h
 
  DISCIPLINAS OPTATIVAS CARGA HORÁRIA
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) 72h
Princípios do Design 72h
Moda Brasileira 72h
Moda Contemporânea 72h


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