UniAraguaia - Centro Universitário 

GRADUAÇÃO

Jornalismo
Atualizado em: 06/06/2020.

Com o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas de comunicação e seu consequente uso no aperfeiçoamento dos fluxos informacionais, nossa sociedade experimentou um aumento sem precedentes na velocidade e na variedade dos tipos de informação que circulam no espaço social. O profissional formado pelo curso de Jornalismo deverá, nesse sentido, estar apto a analisar, de forma abrangente e crítica, estes processos na tentativa de compreender como eles interferem na ordem social.

O egresso de Jornalismo do Centro Universitário Araguaia deverá também atuar positivamente neste espaço midiático com competência, ética e cidadania, procurando, inclusive, aprofundar os conhecimentos existentes, gerar e sistematizar novos, principalmente aqueles relacionados com a produção jornalística e seus efeitos no espaço social. Por isso, a dinâmica do curso tem como objetivo concretizar o perfil de um profissional que, inspirado nos princípios, seja competente, crítico em seu saber e comprometido com a vida.

O Projeto Pedagógico do Curso busca criar também um currículo composto pelas áreas de formação teórica e específica, capaz de estimular a criatividade, ousadia e capacidade de assumir riscos, algumas das características importantes para os profissionais de Comunicação Social atuais. Espera-se assim que ao final do processo de ensino, o aluno tenha clareza da sua posição-integrante de uma sociedade, que interessa à coletividade enquanto instrumento de mudança social.

Este profissional será preparado para trabalhar com imprensa escrita, TV, rádio, web, além de em assessorias de imprensa e de comunicação em órgãos públicos, sindicatos, empresas privadas, associações, movimentos organizados e terceiro setor.

Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES nº 703 de 18/12/2013 - DOU 19/12/2013.
Renovação de Reconhecimento pela Portaria SERES nº 703 de 18/12/2013 - DOU 19/12/2013. Coordenadora: Profa. Mestra Viviane Cristina Maia Gomes

MATRIZ CURRICULAR

  DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Atividades Complementares 200h
Agência de Notícias
Antropologia e Cultura Brasileira 36h 36h
Assessoria de Comunicação 72h
Cidadania e Direitos Humanos 36h 36h
Comunicação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 72h
Comunicação e Cibercultura 72h
Diagramação 72h
Direito da Comunicação 72h
Economia 36h
Edição de Audiovisual 72h
Empreendedorismo 36h
Espanhol Instrumental 36h
Estágio Supervisionado I 108h
Estágio Supervisionado II 108h
Ética na Comunicação 72h
Filosofia 36h
Fotografia I 36h
Fotografia II 72h
História Contemporânea 36h
História da Imprensa 36h
Inglês Instrumental 36h
Jornalismo Especializado I 72h
Jornalismo Especializado II 72h
Leitura Crítica da Comunicação 72h
Língua Portuguesa I 72h
Língua Portuguesa II 72h
Optativa 36h
Planejamento e Gestão em Comunicação Integrada 72h
Política 36h
Produção Audiovisual 72h
Produção de Jornal Impresso I 72h
Produção de Jornal Impresso II 72h
Produção Gráfica e Editorial 36h
Produção Radiofônica 72h
Projeto de Pesquisa 72h
Psicologia Social 36h
Radiojornalismo 72h
Redação Jornalística (Estrutura da Notícia) 72h
Sociologia 36h
Telejornalismo 72h
Teoria da Comunicação 72h
Teoria da Imagem 36h
Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação 72h
Teorias do Jornalismo 72h
Trabalho de Conclusão de Curso 72h
Webjornalismo 72h
TOTAL DE HORAS DO CURSO: 3008h

OBJETIVOS DO CURSO

Entre os objetivos gerais do curso estão definir, orientar e regulamentar as bases conceituais e técnicas para a formação profissional do jornalista em Goiás. Desta forma:

Responder pela formação em nível Superior do Comunicador Social/Jornalismo, com base nos conhecimentos científicos mais avançados e de acordo com as necessidades de maior relevância à sociedade.

Habilitar o graduado para o competente domínio teórico, metodológico, técnico e tecnológico dos processos de informação e comunicação.

Capacitar o formando a agir em condições de produção, ritmo e periodicidade compatíveis ao cotidiano da profissão.

Oferecer formação sócio-cultural e política, objetivando desenvolver junto ao futuro profissional a postura ética e democrática e a consciência crítica diante dos padrões.

Promover o ensino a pesquisa e a extensão de forma integrada e comprometida, sobretudo com as prioridades do desenvolvimento regional.

Contribuir para o avanço das Ciências de Comunicação e de Jornalismo, a socialização e legitimação das Escolas de Comunicação e valorização profissional do Jornalista.

Consolidar um programa de graduação, visando à educação continuada do aluno.

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Jornalismo do Centro Universitário Araguaia está estruturado para formar um profissional que ultrapasse a visão da comunicação centralizada e restrita ao nível técnico-operacional e a compreenda como um campo transdisciplinar, em constante articulação com outras áreas do conhecimento.

O egresso do curso de Jornalismo deverá ter um perfil de profissional crítico, com formação humanístico-cultural sólida. Deverá compreender a informação como um direito público. Ser um cidadão e atuar profissionalmente para a cidadania. Ter compromisso com a ética profissional; ter senso estético e ético; ser capaz de colocar a técnica a serviço da apuração e publicização da verdade dos fatos.

Acreditamos, por isso, que o profissional formado pelo Centro Universitário Araguaia estará preparado para um mercado que exige, acima de tudo, capacidade para encontrar novos nichos de negócios, criatividade para enxergar possibilidades alternativas; sempre pautado pela capacidade de reflexão sobre o espaço social, pela ética e pelo exercício da cidadania.

CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

As principais áreas de atuação de um Jornalista são:

- O jornalista formado pelo Centro Universitário Araguaia poderá desempenhar as funções pertinentes àquele perfil e, assim, exercer com eficiência o seu papel na sociedade – privada, pública ou terceiro setor –, assim sintetizadas:

• Propor, desenvolver, executar, gerenciar e avaliar projetos na área de comunicação jornalística, inclusive assessoria de imprensa e de comunicação;

• Elaborar e desenvolver pesquisa em Comunicação aplicada ou não ao mercado de trabalho;

• Planejar, realizar e gerenciar ações de assessoramento a processos de comunicação de órgãos e entidades estatais, privadas e públicas não-governamentais;

• Captar, interpretar e contextualizar informações, codificando-as em forma de matéria jornalística;

• Identificar o fato jornalístico, elaborando a pauta e planejamento a cobertura jornalística;

• Produzir reportagens para os diversos tipos de veículos de comunicação de massa, inclusive conteúdos para sítios (sites);

• Atuar como repórter fotográfico;

• Empreender e criar sites, blogs jornalísticos, revistas eletrônicas e outros produtos jornalísticos.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

No curso de Jornalismo do Centro Universitário Araguaia, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, os dois últimos períodos apresentarão disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa, levantamento bibliográfico e escrita do trabalho final.

O discente cursará a disciplina Teoria e Métodos de Pesquisa no terceiro período para desenvolver habilidades para produção de trabalhos acadêmicos e científicos e elaboração do projeto de pesquisa. No sétimo e oitavo período, cursará a disciplina de Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso, respectivamente, para orientação, planejamento, aplicação do projeto, coleta de dados e desenvolvimento do trabalho.

O Trabalho de Conclusão de Curso individual é estabelecido como obrigatório pelas diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC e é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação do Centro Universitário Araguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da instituição que tenha interesse e afinidade com o tema abordado. O TCC visa o aprofundamento dos estudos acadêmicos, com estímulo à produção científica, para o aprimoramento das competências de análise, de redação e de crítica científica e de apresentação e divulgação de resultados de estudos superiores.

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC para o curso de Jornalismo, o estágio deve ser obrigatório. Por isso, no Centro Universitário Araguaia esta atividade é distribuída em dois semestres, quando o estudante tem de realizar estágio em alguma organização e ser acompanhado por um professor orientados nas disciplinas Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II.

O estágio supervisionado obrigatório do Centro Universitário Araguaia é compreendido como uma atividade privilegiada de diálogo crítico com a realidade, que articula as atividades de ensino, pesquisa e extensão. A disciplina de Estágio Supervisionado está estrategicamente posicionada no sexto e sétimo períodos do curso, quando o aluno já aprendeu as técnicas referentes às diferentes mídias – impresso, web, TV e rádio –, além das especializações do jornalista.

Esta disciplina proporcionará ao discente um contato real com a prática do jornalismo dentro das organizações (privadas, públicas ou do terceiro setor), por meio do acompanhamento de um docente. Assim, o objetivo da implantação desta disciplina é utilizar a prática do estágio como forma de ampliar as oportunidades de aprendizagem do aluno, para também favorecer um entendimento maior do conhecimento construído e ensinado em sala de aula nas diversas disciplinas teórico-práticas que compõem a matriz curricular do curso.

Então, os objetivos desta disciplina são: a) levar o aluno a conhecer na prática as diversas técnicas de entrevista e aperfeiçoar o contato com as fontes jornalísticas; b) desenvolver no aluno a capacidade de produção de texto jornalístico, de acordo com as mídias das empresas, com o devido acompanhamento do professor da disciplina; c) possibilitar ao aluno a vivência da rotina jornalística nas diversas funções e áreas de atuação da profissão; d) permitir que o aluno faça a correlação dos conteúdos teórico-metodológicos nas diversas situações que compõem o mundo do trabalho, na área da comunicação.

CORPO DOCENTE

Ana Maria Morais – Mestra

Altair Tavares da Silva – Especialista

Frederico Carvalho Felipe – Mestre

Gildésio Bomfim de Oliveira – Mestre

Gustavo Ponciano Cunha de Oliveira – Doutor

José Antônio Ferreira Cirino – Doutor

Joseane Alves Ribeiro – Mestra

Juliana Junqueira – Mestra

Karine do Prado Ferreira Gomes – Mestra

Márcia Pimenta Faria – Mestra

Patrícia Drummond Gonçalves – Especialista

Roberta Elaine de Souza Nascimento Barros – Mestra

Rodrigo Ferreira Inácio – Especialista

Sandra Regina Paro – Mestra

Tatiana Carilly Oliveira Andrade – Doutora

Viviane Cristina Maia Gomes – Mestra