Núcleo de Extensão e Pesquisa - Faculdade Araguaia
Atualizado em 16/05/2019

O Núcleo de Extensão e Pós-graduação, doravante NEPG, foi criado em 20 de outubro de 2004, pelo ato normativo n. 006/04, com base no Regimento da Faculdade Araguaia. A partir de 2012, o segmento e as ações de Pesquisa foram incorporados ao Núcleo, passando a ser denominado, a partir de 16 de novembro de 2012, Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG).

Desde sua origem, o NEPPG tem função integradora dentro da Faculdade Araguaia. Esse órgão promove a oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu direcionados a diferentes áreas profissionais, fomentando o mercado de trabalho com a oferta de ensino de qualidade e corpo docente estruturado. Os cursos são voltados as necessidades existentes no município de Goiás e região, assim como estão relacionados às demandas internas dos cursos de graduação, dos docentes e técnicos administrativos da Faculdade Araguaia. Em seu histórico aponta-se a implantação do primeiro curso de pós-graduação Lato Sensu da Faculdade Araguaia, em 2006, intitulado Educação Matemática. Atualmente estão cadastrados no Ministério da Educação 14 cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Educação, Engenharia e Meio Ambiente, Comunicação em Marketing e Gestão e Negócios.

Do mesmo modo, o NEPPG é responsável pelas ações de atividades de Extensão da Faculdade Araguaia. Em respeito ao Regulamento de Extensão da Faculdade Araguaia o Núcleo realiza o cadastro e acompanhamento das atividades de Extensão realizadas. Consoante ao seu trabalho, o NEPPG realiza diferentes modalidades de atividades de Extensão como programas, projetos, cursos e oficinas, eventos e prestação de serviços (assessorias / consultorias). Sendo que, as práticas de Extensão realizadas pela Faculdade Araguaia são concebidas a partir da análise das desigualdades sociais apresentadas em âmbito local e regional, portanto visa atender as demandas sociais e tornar democrático o acesso da sociedade aos conhecimentos gerados na academia.

Em relação à Pesquisa, o NEPPG implementou o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC). O PIC exerce importante papel na inserção do incentivo à pesquisa nos cursos de graduação da Faculdade Araguaia. Alunos de graduação da Faculdade Araguaia podem participar, via edital de seleção do PIC, de projetos de pesquisas cadastrados no NEPPG, executados por Docentes do Quadro Permanente da Instituição. A iniciação científica se enquadra como atividade complementar aos estudos dos discentes matriculados na Faculdade Araguaia, agregando conhecimento e estreitando os laços entre a ciência e o ensino. Atualmente a Faculdade Araguaia possui 4 grupos de Pesquisa em atividade, denominados Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), Grupo de Estudo da Biodiversidade da Fauna e da Flora da Fazenda Experimental Morro Feio (Hidrolândia-GO, Brasil) como estratégia para a Educação Ambiental (GEBEA), Grupo de Estudo das Metodologias ativas, imersivas e analíticas no processo de aprendizagem na área de negócios (GEMAN) e Grupo de Estudo do Trânsito e Mobilidade Urbana Sustentável (GETRAM).

O Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação desenvolve suas atividades em harmonia com as Coordenações de Cursos. Compete ao Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação:

Promover de forma integrada, as atividades de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação na Faculdade Araguaia, adequando seu desenvolvimento às políticas institucionais;
Dar parecer nos processos relativos à criação e aprovação de cursos de pós-graduação e de outras atividades sob sua responsabilidade;
Analisar propostas de cursos de extensão e pós-graduação;
Coordenar a elaboração do calendário escolar e do horário das atividades dos cursos de pós-graduação;
Buscar os recursos e os convênios que possibilitem a realização de projetos de pesquisas e dos projetos extensão;
Planejar e controlar a execução dos projetos de extensão e das pesquisas;
Apontar áreas prioritárias para a realização de cursos de extensão e pós-graduação, que sejam compatíveis com o projeto da Faculdade Araguaia, e atenda a uma demanda de mercado.
Exercer outras funções e encargos que por sua natureza lhe sejam afetos, por delegação da Diretoria Geral.


Guia Acadêmico (Download - PDF)



Pós-Graduação - Regulamento (Download - PDF)



Profa. Dra. Ressiliane Ribeiro Prata Alonso - Coordenadora Geral do NEPPG - Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação