UniAraguaia - Centro Universitário 

PÓS - GRADUAÇÃO

MBA em Gestão de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos
Atualizado em 06/11/2019

APRESENTAÇÃO DO CURSO

A Terra está permeada por recursos finitos e indispensáveis para a vida, no entanto o cenário atual está voltado para as preocupações resultantes da postura humana consumista, pelos danos ambientais provindos de práticas inadequadas na disposição dos resíduos sólidos, pela poluição do ar e a agravante crise hídrica. O Curso de Pós-graduação (Lato Sensu) em MBA Gestão de Resíduos Sólidos, Líquidos e Gasosos insere a proposta que abordará desde a introdução de temas voltados à sustentabilidade dos recursos naturais visando ações de integralização entre o homem e o ambiente, até estudos inerentes à qualidade ambiental e saúde pública. Nesta perspectiva insere-se o compromisso de um trabalho voltado à gestão dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, aprimorando a habilitação de profissionais de diferentes setores, fazendo o elo entre o compromisso e o desenvolvimento, nos setores público e privado, a partir de técnicas inovadoras e alternativas no gerenciamento desses resíduos.

OBJETIVO DO CURSO

Capacitar e qualificar profissionais na concepção e na prática da Gestão dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos, com ênfase na responsabilidade compartilhada dos diferentes setores econômicos e sociais engajados no compromisso ambiental. Formar especialistas em assessoria, consultoria e projetos na área de gerenciamento de resíduos.

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para profissionais Engenheiros, Químicos, Gestores Ambientais, Tecnólogos em Saneamento Ambiental, Administradores, Biólogos e profissionais que atuem na área.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINAS
Gerenciamento de Resíduos Sólidos I 48h
Gerenciamento de Resíduos Sólidos II 32h
Utilização de Resíduos Sólidos 16h
Gerenciamento de Resíduos Líquidos I 48h
Gerenciamento de Resíduos Líquidos II 32h
Utilização de Resíduos Líquidos 16h
Direitos Humanos, Diversidade e Políticas Públicas 68h
Gerenciamento de Resíduos Gasosos 32h
Administração e Empreendedorismo Socioambiental 16h
Gestão por Competências 68h
Estratégias de Inovação Tecnológica 16h
Gestão de Projetos, Análises e Consultorias Ambientais 32h
Metodologia do Ensino Superior (EaD) 68h
Conciliação e Solução de Conflitos 68h
Métodos e Técnicas de Pesquisa 68h
CARGA HORÁRIA E DEMAIS COMPONENTES CURRICULARES
Carga horária presencial 288h
Carga horaria de Educação a Distância (EaD) 340h
TOTAL DE HORAS DAS DISCIPLINAS 628 h
Trabalho de Conclusão de Curso 92h
CARGA HORÁRIA TOTAL 720 h

DURAÇÃO

18 meses.


COORDENAÇÃO E PROFESSORES

Ressiliane Ribeiro Prata Alonso

Pós-doutora em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Doutora em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Botânica atuando nos seguintes temas: anatomia vegetal e etnobotânica. Atualmente integra o quadro de professores titulares do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade Araguaia (GO), exercendo o cargo de Coordenadora do curso de Pós-graduação em MBA Perícia Auditoria e Gestão Ambiental. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, trabalhando em estudos voltados ao Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Conservação Biológica.

Elaine Franciely dos Santos Barros

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí (2008). Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos e Mestra em Engenharia do Meio Ambiente pela Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás. Consultora ambiental em projetos de licenciamento ambiental e Professora adjunta na Faculdade Araguaia. Tem experiência na área de meio ambiente e ecologia atuando principalmente nos seguintes temas: biomonitoramento da qualidade ambiental, qualidades das águas superficiais e subterrâneas, tratamento das águas e efluentes, saneamento ambiental.

Glaucilene Duarte Carvalho

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2008), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2011) e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é analista e fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos - SECIMA. Tem experiência na área de agronomia e área ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de qualidade do solo, agricultura orgânica, mudanças climáticas, unidades de conservação, compensação ambiental.

Lairy Silva Coutinho

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNI-BH (2009), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Goiás e atualmente coordena curso Técnico em Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Glicyne max L., Oryza sativa L., sustentabilidade, desenvolvimento de produto e extrusão.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Faculdade Araguaia - Unidade Bueno
Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

Artigo científico individual sob orientação de um professor do programa de pós-graduação.

MATRÍCULAS

» 01 foto 3x4 recente
» Cópia da Carteira de Identidade Com RG e CPF
» Cópia do Comprovante de Endereço
» Cópia do Histórico Escolar de Graduação
» Cópia do Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão
» Comprovante de pagamento do boleto de matricula.
(trazer originais para conferência)

COORDENADORA GERAL DO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO

Professora Doutora Ressiliane Ribeiro Prata Alonso

INFORMAÇÕES

FACULDADE ARAGUAIA - BUENO

Av T-10 nº 1047 – Setor Bueno
Goiânia – GO
Telefone: (62) 3923-5400
E-mail:[email protected]

UniAraguaia - Parceira Google for Education