Graduação EAD

Engenharia Ambiental e Sanitária
BACHARELADO


Número de vagas: 400
Carga horária: 4.094 horas
Duração: 5 anos – 10 semestres
Modalidade a Distância
Coordenação do Curso: Prof. Dr. Fernando Ernesto Ucker

Áreas de Atuação

Devido à sua formação abrangente, o mercado de trabalho reserva diversas áreas de atuação para a Engenharia Ambiental e Sanitária. No geral, os campos em que o Engenheiro Ambiental e Sanitarista atua são:

• Bioprocessos e biotecnologia

O Engenheiro poderá tratar dos processos industriais que envolvam substâncias produzidas pelos seres vivos, aplicando suas técnicas na fabricação dos mais diversos componentes industriais. Além disso, o profissional é responsável pelo gerenciamento do impacto ambiental gerado por cada processo realizado e por cada produto final gerado.

• Controle de poluição

O profissional poderá estimar e diminuir os danos causados ao meio ambiente por atividades industriais, urbanas e rurais. O Engenheiro Ambiental e Sanitarista também deve realizar o controle da qualidade da água e do solo, além de se responsabilizar pela fiscalização da emissão de gases das indústrias, que podem afetar a qualidade do ar.

• Geoprocessamento

A área de Geoprocessamento compreende o processamento de informações geográficas, ou de dados georreferenciados, a partir de softwares especializados, com a finalidade de mapear espaços e realizar levantamentos geográficos, que ajudarão no controle de diversos tipos de impactos ambientais.

• Planejamento e gestão ambiental

Realiza o planejamento do uso de recursos naturais e elabora relatórios com informações relativas ao impacto ambiental causado por certa atividade. Pode trabalhar assessorando ONGs, empresas e até órgãos públicos. Além disso, pesquisa técnicas para reutilizar resíduos, reduzir gastos e otimizar processos.

• Recuperação de áreas

Nessa área, o engenheiro deve desenvolver e implantar projetos voltados para a recuperação de áreas degradadas ou afetadas pela poluição, fazendo com que o local tenha seus aspectos naturais reconstituídos.

• Saneamento e Recursos Hídricos

O saneamento é uma das principais áreas de atuação dentro do campo ambiental, e justamente por isso acompanha o nome dessa Engenharia. Esse meio compreende o projeto, construção e operação de sistemas de abastecimento de água e de coleta, além do transporte e tratamento de esgoto, resíduos industriais e o lixo doméstico. Realiza projetos para prevenção de inundações e enchentes, a partir de sistemas de drenagem. Além disso, possui aprimoramento técnico para trabalhar em atividades de racionalização e exploração de todos os recursos hídricos nacionais e mundiais.

Atendimento
(62) 3923-5400

UniAraguaia