Faculdade Araguaia 

Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG)

Núcleo de Extensão e Pesquisa - Faculdade Araguaia

O Núcleo de Extensão e Pós-graduação, doravante NEPG, foi criado em 20 de outubro de 2004, pelo ato normativo n. 006/04, com base no Regimento da Faculdade Araguaia e atualmente estrutura seu projeto de Pesquisa, passando ser denominado, a partir de 16 de novembro de 2012, Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG).

Assim, o NEPPG tem função integradora dentro da Faculdade Araguaia. Esse órgão fomenta a oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu direcionados à área de exercício profissional, tanto do docente como de outros profissionais inseridos no mercado de trabalho, proporcionando formação continuada. Os cursos de Pós-Graduação oferecidos por este Núcleo correspondem Resolução CNE/CES nº 01 de 08 de junho de 2007.

No tocante a pesquisa, o objetivo é implementar uma política de desenvolvimento das atividades de pesquisa na instituição, buscado despertar o interesse do acadêmico para realizar pesquisa, pois as pesquisas podem ser utilizadas como ferramentas para adquirir conhecimentos; estimular parcerias e convênios com instituições de fomento; além de promover o intercâmbio com instituições científicas nacionais e internacionais, visando à criação dos cursos de pós-graduação na modalidade Stricto Sensu (mestrado) na Faculdade Araguaia.

O Núcleo será um importante instrumento para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas para atender as demandas e necessidades da comunidade. A meta do núcleo, inicialmente, é desenvolver pesquisas com aplicação imediata à sociedade. Em médio prazo, além da contribuição científica, o núcleo pretende gerar recursos para financiamento de pesquisas, além de oferecer bolsas de iniciação científica.

Na área de extensão, pretende aliar teoria a prática envolvendo a comunidade. A Extensão Universitária é uma atividade complementar ao ensino. A finalidade da Extensão Universitária é:

articular projetos dos diferentes cursos, para promover a interação entre as diversas áreas;
integrar as atividades de pesquisa e ensino, quer seja no nível de graduação ou de pós-graduação;
planejar e organizar os eventos da instituição;
estender o conhecimento à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e cultural, conforme a missão da Faculdade Araguaia expressa no Projeto Institucional.

Para 2013, o Núcleo de Extensão já disponibilizou o tema destes cursos. Cada curso, na verdade, é uma disciplina dos Cursos de Pós-graduação oferecidos pela Faculdade Araguaia. Esta é uma maneira para quem não tem tempo ou recursos para fazer um curso completo de pós-graduação. E ainda há um diferencial positivo nesta prática: O discente poderá, mediante número de vagas, cursar apenas uma disciplina. Isto lhe dará um certificado de curso de extensão, mas que poderá ser usado para complemento futuro de um curso de Especialização.

O Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação desenvolverá suas atividades em harmonia com as Coordenações de Cursos. Compete ao Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação:

Promover de forma integrada, as atividades de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação na Faculdade Araguaia, adequando seu desenvolvimento às políticas institucionais;
Dar parecer nos processos relativos à criação e aprovação de cursos de pós-graduação e de outras atividades sob sua responsabilidade;
Analisar propostas de cursos de extensão e pós-graduação;
Coordenar a elaboração do calendário escolar e do horário das atividades dos cursos de pós-graduação;
Buscar os recursos e os convênios que possibilitem a realização de projetos de pesquisas e dos projetos extensão;
Planejar e controlar a execução dos projetos de extensão e das pesquisas;
Apontar áreas prioritárias para a realização de cursos de extensão e pós-graduação, que sejam compatíveis com o projeto da Faculdade Araguaia, e atenda a uma demanda de mercado.
Exercer outras funções e encargos que por sua natureza lhe sejam afetos, por delegação da Diretoria Geral.

Prof. Me. Gustavo Cintra Brasil Coordenador Geral do NEPPG - Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação